Recursos

O desporto tem um enorme potencial como ferramenta para promover a igualdade de género. No entanto, pode também constituir um espaço onde se perpetuam relações desiguais e diversas formas de violência de género. Neste Webinar, Anna Donovan e Marta Mena Avalos (organização Fútbol Más) refletiram sobre o duplo papel do desporto: como cenário de desafios, mas também como motor de transformação social.
Neste Webinar, Joan Sanfélix (Universitat Jaume I, Espanha) abordou a coexistência, no desporto, de dinâmicas transformadoras, que promovem maior inclusão e equidade de género, e de resistências que procuram preservar os espaços desportivos como lugares historicamente masculinos, onde a masculinidade tradicional é co-construída e reproduzida.
Nesta gravação da conferência de abertura do "Colóquio Internacional Média, Masculinidades e Sexualidades", Elisa Mingo (Universidade Complutense de Madrid) analisa criticamente a cibercultura e a “manosfera”, explorando como as dinâmicas digitais afetam as construções sociais de género e os movimentos sociais contemporâneos.
Em colaboração com a Eurochild, a ISSA lançou o vídeo de campanha “My Dad's Journey [A Viagem do Meu Pai]”, uma curta-metragem de animação cativante que sublinha o papel indispensável que os homens pais desempenham na educação e cuidado dos/as filhos/as.
Este manual serve de guia para profissionais que lidam diariamente com jovens em risco, para a academia e responsáveis por decisões políticas empenhados/as em promover a igualdade de género, a formação transformadora e a reabilitação enquanto trabalham com estes/as jovens nestes contextos críticos, nomeadamente o trabalho com menores não acompanhados e jovens em centros de detenção juvenil.
Este relatório apresenta perceções individuais sobre a situação da paternidade e do cuidado em Portugal em 2023 e incentiva a imaginar um mundo onde o cuidado é o centro das prioridades políticas e da vida quotidiana. 
Não há atividade que nos defina mais como seres humanos do que os cuidados que prestamos aos que deles necessitam, seja nas nossas famílias, comunidades, sociedades ou nações. O facto de valorizarmos tão pouco esses cuidados continua a ser uma falha profunda na forma como entendemos o mundo em que vivemos e gerimos os nossos assuntos.
As cartas “Vamos conversar?” têm como objetivo dar início a conversas que ajudem as crianças a partilhar emoções de forma saudável, aceitar e conectar-se com outras pessoas, usar a sua voz contra o bullying e a desigualdade, e libertar-se de estereótipos.
Com base na investigação empírica realizada pelo projecto KINDER, esta pequena animação representa formas de masculinidade diversas e inclusivas.
Somos quem somos, ou quem nos dizem que devíamos ser? O que são masculinidades?
O manual KINDER “Desconstrução de estereótipos desde a infância” organiza-se em 9 módulos, ao longo dos quais se abordam temas essenciais para um currículo inclusivo e transformador de normas estereotipadas de género, tais como igualdade e equidade, educação não violenta, relação entre as famílias e a escola, entre outros.
Já ouviram falar de um bicho verde que ensina os pais das crianças a cozinhar?