Notícias e Agenda

TSF: Nasce em Coimbra observatório para promover “masculinidades saudáveis”

Segundo a investigadora, a sociedade tem conseguido “explicar às meninas que conseguem ser o que quiserem”, mas, ao mesmo tempo, tem-se fracassado “em dizer aos meninos que eles também podem ser o que quiserem, que podem chorar, ser sensíveis e que devem cuidar”, notando que os profissionais de educação têm muito interesse na matéria, mas pouco material e formação na área. Tatiana Moura recorda um inquérito realizado num projeto de investigação recente do CES em que se perguntou aos pais quais eram as qualidades que consideravam que a sociedade valorizava no filho (rapaz). “No cimo, o sucesso profissional, os estudos, e, em último, a empatia”, constatou.

Outras notícias

O III Fórum Masculinidades em Perspetiva decorreu nos dias 21 e 22 de novembro, no Teatrão – Oficina Municipal de Teatro, em Coimbra. Dedicada ao tema “Masculinidades, Juventude e Cuidado”, esta edição promoveu um espaço de diálogo, reflexão e participação ativa do público, onde foram debatidas questões estruturais relacionadas com as masculinidades.
As Oficinas de Formação EMINC continuam a inspirar! Entre reflexões sobre emoções, paternidade, cuidado e prevenção da violência, as 2ª e 3ª sessões fortaleceram o compromisso com uma educação mais consciente, empática e inclusiva. A próxima e última sessão acontece já a 29 de novembro!