Os sistemas educativos têm, nos últimos anos, abraçado a causa do combate aos estereótipos de género e da promoção de uma socialização mais equitativa de raparigas e rapazes como estratégia central para alcançar sociedades mais justas, saudáveis e equilibradas. Existe, contudo, uma lacuna evidente no que diz respeito à Educação Pré-escolar e 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.
Estudos recentes afirmam que, aos 5 anos de idade, as crianças têm claramente definidos estereótipos de género, constituindo a categoria ‘género’ um fator mais determinante do que a própria condição socioeconómica nas suas escolhas futuras. A pesquisa “International Early Learning and Child Well-being Study”, realizada com 4 mil crianças, mostrou que, quando questionados sobre o que gostariam de ser quando crescessem, a escolha de carreira mais comum entre meninas de 5 anos foi a de professora, enquanto que os meninos optaram, na maioria, pela carreira policial. As meninas tenderam a escolher carreiras que exigem qualificações académicas mais elevadas do que os meninos; no entanto, as escolhas de meninas recaem em papéis relacionados com cuidado, proteção e criatividade.
Em suma, as crianças respondem e reagem ao mundo que veem, e onde vivem. Os papéis, normas e expectativas de género são transmitidos às crianças através da interação, linguagem, práticas, vestuário, brinquedos, histórias, livros, entre outros, criando um sistema de pressão entre pares para corresponder a padrões de género, e desencorajando as atividades entre géneros ou que “não se encaixem” nestes padrões.
Com esta oficina, pretendemos debater a socialização de género na infância, promovendo a desconstrução de estereótipos e masculinidades, os desafios encontrados por profissionais de educação e famílias, e experimentar metodologias transformadoras que podem ser usadas no quotidiano, em contextos educativos ou sociais. O debate será orientado a partir da experiência do projeto KINDER, bem como de outras metodologias utilizadas em projetos de investigação-ação do CES.
Intervenções/formadoras:
Sofia M. C. Gonçalves (CES, ESEC), Tatiana Moura (CES)