Atividades

/

Interseções da Educação e da Saúde na 1.ª infância: envolvimento masculino no cuidado

Esta ação de formação, enquadrada no âmbito do Projeto EMINC | Envolvimento Masculino em Iniciativas de Cuidado, atualmente em curso no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, baseia-se no reconhecimento da importância de paternidades envolvidas e cuidadoras e de uma divisão equitativa das responsabilidades de cuidar e educar as crianças entre os seus principais cuidadores e cuidadoras para o desenvolvimento saudável das crianças (sobretudo durante a primeira infância). Neste sentido, torna-se essencial capacitar profissionais de saúde e de educação, enquanto agentes de socialização por excelência de crianças desde os primeiros anos de vida, com estratégias que lhes permitam fomentar um maior envolvimento dos pais/figuras masculinas de referência no cuidado das crianças.

Nesta oficina de formação (gratuita) serão explorados vários temas, entre os quais: socialização e estereótipos; emoções e empatia; prevenção da violência; masculinidades cuidadoras; paternidade, cuidado e primeira infância.

A formação contempla 25 horas de trabalho autónomo e 25 horas presenciais, subdivididas em 4 sessões, que decorrerão no CES-Alta, com oferta de almoço. A última sessão englobará momentos de networking e ainda uma mesa redonda com decisores/as políticos/as.

  • Módulo 1 – Socialização, estereótipos e cuidado na 1ª infância: Neste módulo vamos refletir sobre o impacto da socialização e dos estereótipos na infância, explorando práticas inclusivas e respeitosas no cuidado e na educação das crianças.
  • Módulo 2 – Emoções, empatia e não violência em contexto: Uma sessão dedicada a compreender o papel da empatia na resolução positiva de conflitos e a conhecer estratégias para promover competências emocionais nas crianças.
  • Módulo 3 – Envolvimento masculino no cuidado: Aqui vamos refletir sobre a divisão das práticas de cuidado entre homens e mulheres e identificar estratégias para reforçar o envolvimento masculino na educação e no cuidado infantil.
  • Módulo 4 – Paternidade e caminhos para o cuidado: Um convite a (re)pensar a paternidade, promovendo masculinidades cuidadoras e a partilha ativa e equitativa dos cuidados.
  • Módulo 5 – Prevenção da violência: deteção e sinalização precoces: Um módulo final dedicado a praticar formas de escuta e compreensão das crianças e a conhecer estratégias de educação não violenta, com enfoque na deteção e sinalização precoces de situações de risco.