Projeto EMINC [Envolvimento Masculino em Iniciativas de Cuidado]
As 2ª e 3ª sessões da Oficina de Formação, levadas a cabo no âmbito do Projeto EMINC, reuniram profissionais de educação e de saúde comprometidos/as em aprofundar práticas de cuidado e educação mais conscientes, inclusivas e promotoras do bem-estar integral das crianças.
Na 2ª sessão, realizada a 25 de outubro, participaram a Educadora de Infância Raquel Maricato e a Enfermeira Cristina Crespo, que exploraram o universo das emoções e das práticas não violentas, empáticas e conscientes, essenciais para o cuidado das crianças e para o autocuidado dos/as profissionais. Já na parte da tarde, o Educador de Infância Nuno Freitas trouxe uma perspetiva inspiradora sobre os desafios e benefícios do envolvimento masculino no cuidado.
A 3ª sessão, que decorreu no dia 8 de novembro, manteve a energia e a boa disposição característica do grupo. Com Nuno Martins, refletiu-se sobre paternidade, educação positiva e autocuidado, enquanto durante a tarde se ficaram a conhecer técnicas e procedimentos de prevenção da violência contra crianças e jovens com Inês Coutinho. O dia terminou com a intervenção da psicóloga e sexóloga Vânia Beliz, que apresentou estratégias práticas para trabalhar o consentimento desde a primeira infância e prevenir a violência sexual.
Estas sessões proporcionaram aprendizagens transformadoras, fortalecendo o grupo com novas ferramentas, motivação e competências para envolver de forma intencional os homens pais no cuidado dos seus filhos e filhas desde a primeira infância.
A última sessão irá decorrer já no próximo dia 29 de novembro!






















