Notícias e Agenda

CES Vai À Escola: Escola E.B. 2,3 Martim de Freitas

Masculinidades, Não violência e Cuidado

Resumo

Abordaremos as diversas abordagens às masculinidades, ao cuidado e à prevenção da violência a partir de investigação empírica, multi e interdisciplinar e colaborativa. Centramo-nos no reconhecimento de estereótipos de género e o modo como os podemos minimizar e prevenir. O foco central da sessão passa pela análise da socialização de jovens, definições de violência e género enquanto categoria social. Seguidamente passamos à apresentação de números e estatística sobre a violência de género, no mundo e em Portugal, incluindo a violência no namoro e o bullying/ciberbullying. Terminamos com uma oficina/workshop , que envolve a participação de todas as pessoas, que é a concretização prática dos conceitos e reflexões

Objetivos

No âmbito do trabalho do Observatório Masculinidades.pt e reconhecendo que mudar atitudes e comportamentos é um processo longo e complexo, a metodologia deste tema resulta de uma abordagem combinada, que alia a realização das oficinas de grupo com jovens, campanhas locais criadas por jovens e ativismo a um nível político mais macro e formal. Investigações como o Estudo Internacional IMAGES (Estudo Internacional sobre Homens e Igualdade de Género) sugerem que padrões de violência e vitimação podem desenvolver-se na adolescência e que por vezes, são difíceis de reverter. Por essa razão, as medidas de prevenção primária têm um papel tão importante no combate à violência de género. As escolas e outras entidades educacionais, que constituem arenas privilegiadas de socialização dos e das jovens, onde atitudes e comportamentos são formados e reforçados, tornam-se locais imprescindíveis de atuação, visando promover conhecimentos e capacidades que permitam aos e às jovens viver vidas mais saudáveis e livres de violências.

Desenvolver abordagens diversas aos debates sobre masculinidades a partir de investigação empírica, multi e interdisciplinar e colaborativa.
Reflexão crítica sobre estereótipos de género, os comportamentos estereotipados de género, modelos não violentos de masculinidade, definição de violência e de violência de género e como a desigualdade de género conduz à violência de género.
Dar a conhecer o trabalho realizado na área das masculinidades, nomeadamente o do Observatório Masculinidades.pt, por forma a desenvolver uma forma de envolvimento interdisciplinar de investigadores/as, com os jovens nas escolas, para diálogos interseccionais e para uma reflexão crítica sobre masculinidades, como expressões estruturantes da ordem de género e das relações sociais, contribuindo para desconstrução pessoal e promoção de combate à discriminação e à violência.

Outras notícias

Abordaremos as diversas abordagens às masculinidades, ao cuidado e à prevenção da violência a partir de investigação empírica, multi e interdisciplinar e colaborativa.
Abordaremos as diversas abordagens às masculinidades, ao cuidado e à prevenção da violência a partir de investigação empírica, multi e interdisciplinar e colaborativa.