Notícias e Agenda

Agenda

As Oficinas de Formação EMINC continuam a inspirar! Entre reflexões sobre emoções, paternidade, cuidado e prevenção da violência, as 2ª e 3ª sessões fortaleceram o compromisso com uma educação mais consciente, empática e inclusiva. A próxima e última sessão acontece já a 29 de novembro!
Entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, decorreu a Oficina de Formação Piloto – Metodologia EQUI-Champions em Contextos Educativos (Formais e Não Formais), uma iniciativa integrada no âmbito do projeto EQUI-Champions e acolhida pela Escola Superior de Educação de Coimbra.
Ao longo dos dias 16 e 17 de outubro de 2025 realizam-se, em Barcelos, as II Jornadas de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica na Comunidade da ULS de Barcelos/Esposende. Tatiana Moura, cocoordenadora do Observatório Masculinidades.pt, irá participar nas Jornadas, dinamizando o painel “Parentalidade em Transformação”.
Já está a decorrer a Oficina de Formação “Interseções da Educação e da Saúde na 1.ª Infância: Envolvimento Masculino no Cuidado”, iniciada a 11 de outubro de 2025. A sessão, que contou com a participação especial da Professora Doutora Filomena Gaspar, visou refletir sobre socialização, estereótipos de género e emoções. As próximas sessões decorrem nos dias 25 de outubro e 8 e 29 de novembro de 2025.
No dia 1 de outubro de 2025, em Coimbra, realizou-se um importante encontro que teve como objetivo central a criação de uma rede de cooperação e apoio mútuo entre o CES-UC, o Observatório Masculinidades.pt e a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro.
O Observatório Masculinidades.pt esteve presente no "II Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas em Educação", realizado nos dias 10 e 11 de julho de 2025, no ISPA – Instituto Universitário de Lisboa.

Notícias

A socióloga e investigadora Tatiana Moura, cocoordenadora do Observatório Masculinidades.pt, participou na Grande Reportagem da SIC “Agarrados às Redes”, transmitida no Jornal da Noite da SIC a 16 de outubro de 2025, dedicada aos riscos das redes sociais junto de jovens.
A investigadora Tatiana Moura defende que é fundamental criarem-se ferramentas que permitam promover "masculinidades saudáveis".
O Observatório das Masculinidades do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra vai nascer em breve.
O Observatório, formalmente constituído há cerca de um ano, e que vai ser apresentado a 30 e 31 de outubro, aquando de um curso de formação avançada sobre a construção social das masculinidades, pretende agregar conhecimento científico resultante da investigação na área e monitorizar as políticas e ações que possam ser transformadoras naquele domínio.