Recursos

/

State of American Men 2025

Desenvolvido pelo Equimundo, O “State of American Men 2025” [Retrato dos Homens Americanos 2025] é um estudo inovador que oferece uma visão fundamentada acerca das pressões emocionais, económicas e culturais enfrentadas pelos homens americanos. Num momento em que as narrativas em torno da masculinidade se tornam cada vez mais polarizadas e distorcidas, este estudo anual emerge como uma voz clara e compassiva, afirmando que os homens não estão em crise pelo que são – mas sim pelo que lhes falta.

Alguns dos principais resultados:

  • Os homens não estão em crise pelo que são, mas sim devido ao que lhes falta. A insegurança económica, o isolamento e as normas de género prejudiciais estão a dar origem a uma combinação emocional preocupante: desespero e ressentimento;
  • Hoje em dia, a masculinidade é moldada pela pressão – de prover, de permanecer em silêncio e de «ser homem». 86% dos homens (e 77% das mulheres) afirmam que a capacidade de sustentar a família define a masculinidade. Os homens que enfrentam dificuldades financeiras têm 16 vezes mais probabilidades de relatarem pensamentos suicidas;
  • A «caixa da masculinidade» está a crescer e a tornar-se cada vez mais rígida. Visões prejudiciais como “o homem deve ter sempre a última palavra” estão a aumentar. Os homens que procuram corresponder à «caixa da masculinidade» são 6,3 vezes mais propensos a ideação suicida.
  • O isolamento é uma epidemia. Mais de metade dos homens afirma que «ninguém me conhece realmente». Essa solidão tem um custo: o desespero, a tendência para o suicídio e a radicalização política.
  • Felizmente, existem soluções. A paternidade, cuidar e um bom acompanhamento/mentoria oferecem aos homens um novo caminho para encontrarem um propósito e estabelecerem conexões. Apenas precisamos de investir nisso.