Sobre nós

Atualmente, torna-se evidente a centralidade dos estudos sobre masculinidades e das suas transformações para uma compreensão abrangente e rigorosa das implicações de noções de relações de poder num contexto complexo global. E é-o ainda mais se analisarmos a forma como as atitudes, práticas e decisões políticas legitimadas por entendimentos patriarcais sobre masculinidades têm afetado recentemente o mundo.

É neste contexto que o Observatório Masculinidades.pt foi criado, em junho de 2022, no Centro de Estudos Sociais/UC (CES). O Observatório Masculinidades.pt surge a partir dos diálogos e debates promovidos por investigações em curso e, num contexto macro, no seu envolvimento em diversos projetos, parcerias e colaborações nacionais e internacionais.

O Observatório nasce, assim, do compromisso com a criação de um futuro não violento, cuidador e promotor da justiça social em Portugal.

A partir de perspetivas interdisciplinares feministas, este Observatório propõe desenvolver novas formas de envolvimento da academia, profissionais de áreas diversas (educação, saúde, estudos para a paz e sobre violências, artes, cultura e media) e de diversos públicos em iniciativas que contribuam (nos conhecimentos e nas práticas) para diálogos interseccionais e para uma reflexão crítica sobre masculinidades como expressões estruturantes da ordem de género e das relações sociais.
Nos seus eixos de ação — investigação, formação e comunicação de ciência/envolvimento entre ciência e sociedade —, o Observatório contribui para o desenvolvimento de programas transformadores de conceções de masculinidades, e para a análise e promoção de políticas públicas inclusivas e inovadoras em Portugal.