Atividades

/

Formação

O Observatório Masculinidades.pt organiza, ao longo do ano, diversas ações de formação sobre masculinidades com abordagem interseccional, em parceria com outras organizações e entidades.

Formação

A Universidad Miguel Hernández, em Alicante (Espanha), lança a 5.ª edição do "Diploma de Especialização em Masculinidades, Género e Igualdade", totalmente online. Este curso que tem como objetivo formar, analisar e refletir sobre os diferentes estudos e investigações realizadas no âmbito das masculinidades e a sua relação e implicação na promoção da igualdade de género.
Esta ação de formação (GRATUITA) tem como objetivo capacitar profissionais de saúde e de educação com estratégias que promovam um maior envolvimento dos pais/figuras masculinas de referência no cuidado das crianças.
Nos dias 18 e 19 de junho, o Observatório Masculinidades.pt, em parceria com a MenTalks, realizará em Lisboa duas sessões de capacitação destinadas a profissionais interessados/as e comprometidos/as com o trabalho com jovens em situação de risco.
O Observatório Masculinidades.pt está neste momento a promover e disponibilizar sessões sobre "Masculinidades, Não Violência e Cuidado" integrada no programa CES Vai à Escola.
O Fórum “Masculinidades em Perspectiva”, tem como intuito reunir, em Portugal, grupos e investigação que têm levado novos conhecimentos sobre masculinidades, conhecer experiências de transformação na sociedade, desde o âmbito escolar, organizações da sociedade civil, às políticas públicas e ao seu impacto na construção de uma sociedade mais equitativa, onde os homens tenham um papel ativo na promoção da igualdade.
Os sistemas educativos têm, nos últimos anos, abraçado a causa do combate aos estereótipos de género e da promoção de uma socialização mais equitativa de raparigas e rapazes
studos publicados nas últimas décadas sugerem que uma parte considerável de rapazes e homens que exibem comportamentos violentos foram sujeitos a diferentes formas de trauma
Como parte do Workshop do projeto 4EPARENT intitulado "Why do we need to talk about fathers/men engagements in child’s care?", Tatiana Moura foi oradora na sessão sobre "Estado da arte do cuidado dos homens no mundo e na Europa.